Definição e Conceito de Profissão

Definição e Conceito de Profissão

Alan Ferreira dos Santos Alan Ferreira dos Santos
4 minutos de leitura

Escute o Artigo
Audio generated by DropInBlog's Blog Voice AI™ may have slight pronunciation nuances. Learn more

Definição e Conceito de Profissão

Definição e Conceito de Profissão

A palavra profissão vem do substantivo professio e que teve várias concepções no idioma latim. Cícero definia professio como “ação de fazer profissão”. A profissão é uma prática constante de ofício. Sendo o ofício qualquer atividade que requer uma habilidade específica e que apenas o sujeito que produz o ofício em questão tem. Então, a profissão seria uma atividade constante exercida por uma pessoa com habilidade específica sobre alguma coisa e que é feita sob demanda de terceiros. Por meio de sua profissão, o homem pode se realizar em diversas dimensões da sua existência, sendo elas: a psicológica, a moral e a social.

Na realização psicológica o homem por meio do trabalho se realiza à medida que exercita sua cognição com os desafios que aí se apresentam. Essas adversidades o colocam em situação de superação e isso geralmente tem um efeito positivo na autoestima. Na moral isso ocorre por que trabalhar é uma forma de conviver, pois os trabalhadores estão intrinsecamente relacionados. O bem-conviver é o que permite o desenvolvimento das relações de trabalho, pois caso contrário não seriam possíveis, visto que se necessita do outro para tudo o que se faz socialmente. Com base nesse viver junto se desenvolve princípios éticos com o objetivo de aperfeiçoar os relacionamentos, o que acaba por elevar o nível moral. A realização social ocorreria pela mediação da solidariedade orgânica que é o fenômeno em que as especialidades são intensificadas nas divisões de trabalho. Isso gera uma maior interdependência entre os indivíduos e necessariamente um acréscimo na intensificação dos vínculos, pois todos passam a depender um dos outros devido a diminuição da generalidade que cada um detém.


Os produtos gerados pelas especializações são imprescindíveis para o todo e é justamente esse seu caráter que faz todos precisarem de todos. Ocorre quando existe uma demanda social elevada por produção de determinados itens. Isso faz com que os indivíduos se tornem responsáveis por elementos na cadeia de produção dos itens, o que os torna especializados. A solidariedade orgânica é quando se necessita do trabalho contínuo de todos os especialistas para que a produção social total possa se efetivar e assim satisfazer as demandas da própria sociedade.


A profissão permite a realização do homem globalmente e a ética profissional pode ser entendida com base em um conjunto de conceitos. A proatividade é um conceito ético e específico da ética profissional, pois se refere a uma responsabilidade que os indivíduos têm pelo melhor desempenho possível de suas tarefas, mas sempre tendo em vista que esse excelente desempenho depende de um conjunto de variáveis que estão para além daquelas explicitamente assumidas.


Dr. Alan Ferreira dos Santos é curador de conteúdos e professor de diversos cursos relacionados com Compliance e Ética na PCBSCampus.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DE SÁ, Antonio Lopes. Ética profissional. Atlas, 1996.


« Voltar ao Blog