Bioética: História Curtíssima da Bioética

Bioética: História Curtíssima da Bioética

Alan Ferreira dos Santos Alan Ferreira dos Santos
3 minutos de leitura

Escute o Artigo
Audio generated by DropInBlog's Blog Voice AI™ may have slight pronunciation nuances. Learn more

Bioética: História Curtíssima

Van Rensselaer Potter (1911-2001) foi um bioquímico e estudou as formações neoplásicas anormais (cancerologia) ao decorrer de sua vida. Esses estudos o levaram a desenvolver um campo interdisciplinar e que tinha como finalidade estudar as fronteiras entre ciência e a sabedoria prática – moral e ética -. Já André Hellegers (1926-1979) contribuiu para o compartilhamento no meio acadêmico do termo “bioética” e consequentemente para o seu desenvolvimento nesse espaço. O primeiro autor criou o nome “bioética” e o segundo a consolidou como um campo acadêmico para ser desenvolvida nas instituições de ensino superior. O fato de ter havido um avanço progressivo na área das ciências, principalmente em tecnologia, fez com que dilemas éticos surgissem em relação a esses desenvolvimentos. O avanço tecnológico progressivo e a conquista de um conjunto de direito civis, como também dos animais e do ambiente, foi um estímulo para essa reflexão.

O fato de o conhecimento não ser democratizado com o público que dele usufrui, impossibilita a contribuição da coletividade em torno das decisões e dilemas bioéticos aos quais os homens vivenciam. É necessário que a democracia do conhecimento se produza, pois só assim as decisões bioéticas poderiam estar isentas de interesses morais.

A bioética em Potter se caracteriza por uma preocupação em relação a sobrevivência da espécie, mas tendo em vista que essa só poderia ocorrer, caso fosse possível pensar a ciência biológica inserida socialmente em seu contexto e como este influencia o desenvolvimento da biologia. É apenas pela aplicação da ética as situações da vida (bios), é que a espécie humana poderá sobreviver.

Geralmente os modos de apresentação da disciplina se encontra divididos como temática e corresponde ao modo de apresentação com base nos acontecimentos contemporâneos e nos debates atuais sobre os dilemas. O modo de apresentação filosófico tem como característica refletir a problemática ética com base na filosofia moral. A apresentação historicista se utiliza de eventos históricos, principalmente aqueles em que muitas vezes se utilizou os humanos como objeto de pesquisa. O holocausto alemão pode ser visto como um exemplo.

Dr. Alan Ferreira dos Santos é o curador de conteúdos e professor do curso de Introdução à Bioética aplicada à Gestão na PCBSCampus, e o conteúdo do curso pode ser consultado aqui.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DINIZ, Debora; GUILHEM, Dirce. O que é bioética. Brasiliense, 2017.

« Voltar ao Blog